20 fatos sobre nutrição que todos deveriam conhecer

Nas discussões sobre nutrição, não é óbvio que o bom senso prevaleça. Inúmeros mitos e conceitos errôneos são disseminados – também pelos chamados especialistas. Abaixo estão 20 fatos nutricionais que todos devem saber com bom senso – mas esse não é o caso.

1. As gorduras trans industriais não são adequadas para consumo humano

As gorduras trans não são saudáveis. Sua produção é acompanhada por gás de alta pressão, calor e hidrogênio com um catalisador de metal. Esse processo garante que o óleo vegetal líquido se solidifique à temperatura ambiente. É evidente que as gorduras trans não são apenas sujas, mas também prejudiciais à saúde, como mostra a pesquisa. As gorduras trans estão associadas a um aumento drástico no risco de doença cardíaca. Felizmente, a Autoridade Alimentar dos EUA (FDA) proibiu as gorduras trans a partir de 18 de junho de 2018, embora os alimentos produzidos antes dessa data ainda possam ser vendidos até 2020 – em alguns casos até 2021 –  Na Holanda, não há proibição de ácidos graxos trans industriais em alimentos, mas ele não tem sido usado tanto em alimentos processados ​​por muito mais tempo que no passado. Alimentos com menos de 0,5 gramas de gorduras trans por porção também podem ser vendidos nos Estados Unidos como livres de gorduras trans.

2. Você não precisa comer a cada 2 a 3 horas

Algumas pessoas pensam que ajuda a perder peso se você comer porções menores com mais frequência durante o dia. No entanto, existem estudos que sugerem que o tamanho e a frequência das refeições não afetam por si só a queima de gordura ou o peso . Comer a cada 2 a 3 horas não é conveniente e nem necessário para a maioria das pessoas. Apenas coma quando estiver com fome e certifique-se de comer coisas saudáveis ​​e nutritivas.

3. Tome as manchetes com uma pitada de sal

Todos os tipos de mitos e equívocos estão circulando na mídia. Parece que as manchetes são publicadas todas as semanas sobre as idéias mais recentes – geralmente são estudos que contradizem o que acabara de ser mostrado alguns meses antes de outras pesquisas. Essas histórias costumam receber muita atenção, mas se você olhar além das manchetes e ler os estudos em questão, verá que as alegações geralmente são arrancadas do contexto. Em muitos casos, existem outros estudos de alta qualidade que refutam a histeria da mídia – mas você quase nunca ouve nada sobre isso.

4. A carne não apodrece no seu cólon

Não é verdade que a carne apodreça no intestino. Seu corpo é perfeitamente capaz de digerir e absorver os nutrientes importantes da carne. As proteínas são quebradas no estômago pelo ácido estomacal. Posteriormente, poderosas enzimas digestivas garantem que o restante seja processado no intestino delgado. Seu corpo então absorve a maioria das gorduras, proteínas e nutrientes do seu corpo. Em pessoas saudáveis, algumas proteínas e gorduras podem escapar da digestão, mas não resta muito que apodreça no cólon.

5. Ovos estão entre os alimentos mais saudáveis

Os ovos foram colocados de maneira incorreta sob uma luz ruim, porque há muito colesterol nas gemas. No entanto, pesquisas demonstraram que o colesterol dos ovos não aumenta o colesterol no sangue na maioria das pessoas . Novos estudos com centenas de milhares de participantes indicam que os ovos não têm nenhum efeito sobre as doenças cardíacas em pessoas saudáveis. A verdade é que os ovos estão entre os alimentos mais saudáveis ​​e nutritivos.

6. Bebidas ricas em açúcar são o produto mais queimador de gordura da dieta moderna

Um excesso de açúcar adicionado pode prejudicar a saúde – e o açúcar na forma líquida é ainda pior. O problema com o açúcar líquido é que seu cérebro não garante que as calorias sejam compensadas ao comer menos outras coisas . Isso significa que seu cérebro não registra essas calorias; portanto, você geralmente obterá mais calorias. De toda a comida lixo, a bebida rica em açúcar é provavelmente a pior gordura.

7. Baixo teor de gordura não é automaticamente saudável

A dieta com pouca gordura, recomendada em conselhos dietéticos regulares, parece falhar. Inúmeros estudos de longo prazo sugerem que não causa perda de peso e não previne doenças. E pior ainda, essa tendência levou a uma inundação de novos alimentos processados ​​e com baixo teor de gordura. Mas como a comida é menos saborosa sem a gordura, os fabricantes começaram a adicionar açúcar e outros aditivos para compensar isso. Alimentos naturalmente com pouca gordura – como frutas e legumes – são ótimos, mas alimentos processados ​​com o rótulo ‘baixo teor de gordura’ geralmente são embalados com ingredientes não saudáveis.

8. O suco de frutas não difere muito dos refrigerantes açucarados

Muitas pessoas acreditam que os sucos de frutas são saudáveis ​​porque contêm apenas frutas. Embora um suco de frutas frescas possa conter alguns dos antioxidantes contidos nas frutas, ele contém tanto açúcar quanto os refrigerantes, como a C0ca-Cola. Como o suco não precisa ser mastigado e praticamente não há fibras, é possível obter muito açúcar com facilidade. Um copo de 240 ml de suco de laranja contém tanto açúcar quanto 2 laranjas inteiras . Se você deseja evitar o açúcar por motivos de saúde, também deve deixar o suco de frutas. Embora seja mais saudável que os refrigerantes, a quantidade de antioxidantes não supera a grande quantidade de açúcar.

9. É crucial alimentar as bactérias intestinais

De fato, os humanos são apenas 10% verdadeiramente humanos – as bactérias no seu intestino, conhecidas como flora intestinal, são de 10 a 1 na maioria das células humanas. Pesquisas mostraram recentemente que os tipos e números de bactérias intestinais exercem profunda influência sobre a saúde humana. Eles influenciam tudo, desde o peso corporal até a função cerebral . Assim como as células do corpo, as bactérias precisam comer – e a fibra solúvel é sua fonte preferida de alimentos Essa é uma das principais razões para comer muita fibra – é alimento para as boas bactérias em seu intestino.

10. O colesterol não é o inimigo

Aquilo que é geralmente chamado de ‘colesterol’ não é realmente colesterol. Quando falamos sobre o chamado LDL ‘ruim’ e o colesterol HDL ‘bom’, na verdade nos referimos apenas às proteínas que transportam colesterol no sangue. LDL significa lipoproteína de baixa densidade (lipoproteína de baixa densidade) e HDL para lipoproteína de alta densidade (lipoproteína de alta densidade). A verdade é que o colesterol em si não é o inimigo. O fator determinante mais importante para o risco de doença cardíaca é o tipo de lipoproteínas que garantem o transporte do colesterol, e não o próprio colesterol. Na maioria das pessoas, o colesterol dos alimentos tem pouco ou nenhum efeito no nível de lipoproteínas . 

Aqui você pode encontrar mais informações sobre o colesterol: https://www.nycomed.com.br/moder-diet

11. Suplementos para perda de peso quase nunca funcionam

Existem todos os tipos de suplementos e remédios para perda de peso diferentes no mercado, mas eles quase nunca funcionam. Eles produziriam resultados mágicos, mas isso nunca acontecerá se forem testados em uma investigação. Mesmo os poucos remédios que funcionam, como o glucomanano, têm tão pouco efeito que, na verdade, não há diferença. A verdade é que é melhor perder peso e manter seu peso, mantendo um estilo de vida saudável.

12. Saúde é muito mais que o seu peso

A maioria das pessoas se concentra demais na perda de peso. Mas é claro que a saúde envolve muito e muito mais. Muitas pessoas com obesidade têm um metabolismo saudável, enquanto muitas pessoas com peso normal também têm os mesmos problemas metabólicos que estão associados à obesidade . É contraproducente se concentrar apenas no seu peso. É possível melhorar sua saúde sem perder peso – e vice-versa. Parece ser importante onde a gordura é armazenada no corpo. A gordura ao redor de seus órgãos, na cavidade abdominal, está associada a problemas metabólicos, enquanto a gordura sob a pele é principalmente um problema cosmético. Reduzir a gordura da barriga deve, portanto, ser uma prioridade na melhoria da saúde. A gordura subcutânea e seu peso na balança são de menor importância.

13. Calorias contam – mas você não precisa contá-las

Calorias são importantes. A obesidade é uma questão de excesso de energia armazenada, ou calorias, que se acumulam na forma de gordura corporal. Mas isso não significa que você precise monitorar e acompanhar tudo o que entra no seu corpo ou que deve contar calorias. Embora contar calorias funcione para muitas pessoas, você pode fazer todo o tipo de outras coisas para perder peso, sem nunca controlar as calorias. Por exemplo, comer mais proteína parece levar à restrição automática de calorias e considerável perda de peso – sem comer intencionalmente menos calorias .

14. Pessoas com diabetes 2 não devem comer uma dieta rica em carboidratos

Durante décadas, é aconselhável manter uma dieta pobre em gorduras e obter 50-60% das calorias dos carboidratos. Estranhamente, esse conselho também foi dado a pessoas com diabetes 2, enquanto elas não podem tolerar carboidratos de rápida digestão, como açúcar e amido refinado. Pessoas com diabetes 2 são resistentes à insulina e todos os carboidratos que ingerem levarão a um rápido pico de açúcar no sangue. É por isso que eles precisam tomar medicamentos para baixar o açúcar no sangue para diminuir o nível. Se existe um grupo que se beneficia de uma dieta restrita a carboidratos, é o grupo de diabéticos. Um estudo constatou que 95,2% dos diabéticos participantes, que estavam em dieta com pouco carboidrato por 6 meses, podiam reduzir a medicação ou até parar de tomá-la .

15. Nem gorduras nem carboidratos engordam

A gordura é frequentemente culpada quando se trata de obesidade, porque contém mais calorias por grama do que proteínas e carboidratos. No entanto, as pessoas que seguem uma dieta rica em gorduras e com poucos carboidratos parecem consumir menos calorias do que as pessoas com uma dieta com baixo teor de gordura e carboidratos. Por outro lado, isso levou os carboidratos a serem responsabilizados pelo ganho de peso – o que também é incorreto. Ao longo da história, houve muitos exemplos de grupos populacionais que tinham uma dieta rica em carboidratos, mas permaneciam saudáveis. Como em quase tudo no campo da nutrição, tudo depende das circunstâncias e do contexto. Tanto as gorduras quanto os carboidratos podem ser gordos – depende do resto da sua dieta e do seu estilo de vida geral.

16. Junk food pode ser viciante

A dieta mudou desde os últimos 10 anos. Nós comemos muito mais alimentos processados ​​do que nunca e as tecnologias usadas para processar alimentos são mais extensas do que antes. Hoje, os tecnólogos em alimentos encontraram maneiras de tornar a comida tão saborosa e satisfatória que seu cérebro é inundado com dopamina . Como resultado, algumas pessoas perdem completamente o controle de seu consumo . Muitos estudos que investigaram esse fenômeno encontraram semelhanças entre os efeitos de alimentos processados ​​e o uso de drogas .

17. Nunca confie em alegações de saúde nos rótulos

As pessoas agora estão mais preocupadas com a saúde do que antes. A indústria de alimentos está bem ciente disso e encontrou maneiras de também vender junk food para pessoas preocupadas com a saúde. Eles fazem isso colando rótulos como ‘grão integral’ ou ‘baixo teor de gordura’. Existem muitos alimentos não saudáveis ​​com esse tipo de alegação de saúde. Os rótulos são usados ​​para fazer as pessoas pensarem que estão fazendo uma escolha saudável para si e para seus filhos. Se ele diz em um pacote que é saudável, você tem uma boa chance de que não seja.

18. Certos óleos vegetais são evitados

Certos tipos de óleo vegetal, como girassol, soja e óleo de milho, contêm grandes quantidades de ácidos graxos ômega-6 . Segundo a pesquisa, uma alta ingestão de ácidos graxos ômega 6 pode contribuir para o estresse oxidativo, que por sua vez pode contribuir para doenças cardiovasculares . É por isso que é melhor escolher o óleo vegetal com um baixo teor de ômega 6 para a sua saúde, como o azeite e o óleo de cártamo com alto oleico (óleo de cártamo). Isso garante que a proporção entre ômega 6 e ômega 3 melhore.

19. “Orgânico” ou “sem glúten” não é automaticamente saudável

Existem muitas tendências de saúde nos dias de hoje. Alimentos orgânicos e sem glúten estão se tornando cada vez mais populares. Mas isso não significa que tudo o que é orgânico ou sem glúten é naturalmente saudável. Você pode fazer junk food com a mesma facilidade com ingredientes orgânicos do que com ingredientes não orgânicos. Tudo bem se um alimento é naturalmente sem glúten, mas os alimentos processados ​​sem glúten geralmente são feitos de ingredientes não saudáveis ​​que às vezes são piores do que os que contêm glúten. Você não pode ignorar que o açúcar orgânico ainda é açúcar e o lixo sem glúten ainda é lixo.

20. Não culpe os alimentos antigos por novos problemas de saúde

A epidemia de obesidade começou por volta de 1980 e logo depois a epidemia de diabetes 2 começou. Esses são dois dos maiores problemas de saúde do mundo – e a dieta tem muito a ver com isso. Alguns cientistas começaram a culpar essas epidemias por alimentos como carne vermelha, ovos e manteiga, mas essas coisas fazem parte da nutrição humana há milhares de anos, enquanto os problemas de saúde são relativamente novos. Parece mais lógico culpar novos tipos de alimentos, como alimentos processados, gorduras trans, adição de açúcar, grãos refinados e óleos vegetais. Culpar os velhos alimentos por novos problemas de saúde não é lógico.

Conclusão

É muito fácil dissipar todos os tipos de mitos sobre nutrição com um pouco de bom senso e evidências científicas. A lista acima fornece algumas dicas sobre equívocos comuns e que podem ajudá-lo a encontrar um caminho para uma dieta mais equilibrada e saudável ( traduzida com permissão ).

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